sexta-feira, 14 de setembro de 2012

REAJUSTE E ANTEPROJETO DE CARREIRAS


Projeto de lei de reajuste dos servidores
     O governo federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 4369/2012 com as proposta de reajuste do funcionalismo público para 2013, 2014 e 2015.
       A Fenasps apresentará emendas ao texto principal a fim de garantir a isonomia de valores entre ativos e aposentados.

- PL 4369/2012 com propostas para a Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho)

- PL 4369/2012 com propostas para o Seguro Social (INSS)




Fenasps
Tabelas salariais propostas pelo governo - Anvisa, Seguridade e Seguro Social
Tabelas propostas pelo governo
Anvisa: (clique aqui)
Seguro Social - INSS: (clique aqui)

Seguridade Social ou carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) 
Servidores aposentados: (clique aqui)
Servidores ativos: (clique aqui)    


Parecer do jurídico do Sinsprev/SP sobre o relatório final sobre a Carreira do Seguro Social Propostas para melhoria Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 140, de 02 de abril de 2012.
Entendemos importante a adoção de políticas de formação, desenvolvimento e valorização profissional, desde que essas políticas garantam aos servidores os princípios  fundamentais defendidos por  essa entidade sindical, ou sejam, os princípios da igualdade, da isonomia, da equiparação de vencimentos, da paridade, do respeito a saúde e a integridade física e o da dignidade da pessoa humana.
Sem as garantias desses direitos não será possível a elaboração de uma nova carreira do Seguro Social, pois as experiências que os servidores do INSS experimentaram na elaboração de sua carreira na última década acabou por constituir em muitos aspectos prejudicial aos servidores, como a instituição das gratificações por produtividade que hoje chegam a representar mais de 70% dos vencimentos dos servidores, objeto de adoecimento e assédio moral nos locais de trabalho, além de reduzir em até 50% os valores de suas aposentadorias.
Em 2003 com um novo projeto de carreira o INSS criou a cargo de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social e os antigos agentes administrativos foram reenquadrados como técnicos com salários inferiores aos dos analistas e como já comprovado nos autos na ação de reenquadramento movida pelo jurídico do Sinsprev/SP nunca houve diferença de atribuições nos exercícios de suas funções.
Em outra mudança da carreira o INSS aumentou a jornada dos servidores de 30 para 40 horas, e restabeleceu sob condições e termos quase impossíveis de serem cumpridas somente  para uma parte dos servidores.
Ainda sob a alegação da  carreira o INSS não reconhece as 30 horas aos profissionais que tem jornada específicas em lei, caso dos  Assistes Sociais e Terapeutas Ocupacionais.
É necessário que fique claro de como fica a transposição dos atuais servidores tanto da ativa como  aposentados para a nova carreira, sem que haja prejuízos imediatos ou futuros.
A criação de uma nova carreira no INSS é muito importante, desde que seja para garantir direitos e melhorar as condições de trabalho, valorizando o trabalhador  e dessa forma prestar um melhor serviço a coletividade.
Uma carreira elaborada as pressas sem a consulta ou a participação dos maiores interessados, ou seja, os servidores,  pode ter muitas consequências desastrosas e de difícil reparação tanto na esfera administrativa como na judicial, como tantas experiências que temos vivenciados nos últimos anos.
Portanto não é possível apresentar um parecer mais detalhado sobre a proposta de carreira apresentada,  em tão curto espaço de tempo, entendemos a necessidade de uma discussão mais ampla junto aos advogados que atuam nessa área e junto aos servidores, tanto ativos como aposentados, esses sim, que viveram ou ainda vivem a prática do trabalho no dia a dia diferente de muitos burocratas, que bem acomodados em Brasília nas suas brilhantes carreiras conhecem os trabalhos apenas pelos relatórios apresentados pelos seus servidores de confiança nos locais de trabalho.
São Paulo, 12 de setembro de 2012
Dep. Jurídico Sinsprev/Sp – Dra. Luciane e Dr. Cassio.
 
 Abaixo anteprojeto sobre reajuste com as tabelas salariais
 
CLIQUE AQUI  PROJETO CARREIRAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário